sábado, 30 de janeiro de 2010

Quem somos?


O grupo de teatro Viver com arte fica em Ponte Nova - Minas Gerais,é dirigido por Thiago de Souza e existe há mais de 5 anos. Possui 8 integrantes. Ele surgiu da grande necessidade de valorizar a cultura dentro de cada bairro, iniciando as suas oficinas teatrais na sede da Corporacao Musical Santissima Trindade e nas escola Doutor José Mariano e Luiz Martins Soares Sobrinho. Hoje o grupo conta com o apoio do SESI/SINDUSCON que acreditando na cultura, abriu suas portas para receber as oficinas de teatro. O nome do grupo surgiu no propósito de fazer cada pessoa pensar sobre a importância da arte na sua vida. O que seria da nossa vida sem a arte? Em toda caminhada cultural do grupo foram apresentados vários espetáculos (Veja em "Trabalhos já realizados") O objetivo do grupo é fazer com que o teatro entre na vida das crianças e adolescentes e se torne elemento de transformação. Em breve o grupo estará estendendo os seus trabalhos culturais, oferecendo oficinas de capoeira, dança e musica.


A criação do Grupo

2003
O grupo surgiu em julho de 2003, sua criação surgiu com a finalidade de obter recursos financeiros para a pastoral da catequese da paróquia Santíssima Trindade, do bairro triangulo.
O primeiro nome dado ao grupo foi “Amigos da Catequese” pelo fato de seus integrantes serem compostos por catequistas e catequizandos.
A primeira apresentação do grupo “amigos da catequese”, foi a peça teatral: “Morrer, nem morto!”, apresentada nos dias 27 e 28 de Setembro de 2003 no auditório do sesi sinduscon.
Após a apresentação para a catequese, o grupo passou a fazer várias apresentações em escolas, praças e hospitais.


2004
A partir do ano de 2004 como o grupo não fazia somente apresentações para a catequese passou a se chamar “Amigos da Arte” montando naquele ano alguns espetáculo onde a renda foi destinada a reforma da matriz da Santíssima Trindade.
Os trabalhos desenvolvidos pelo grupo começaram a ficar conhecido pelo sucesso da comédia “Dia a Dia na Favela”, que retratava de forma simples e divertida a história de famílias simples do nosso Brasil.
Neste ano o grupo conseguiu o apoio da cooperação musical da Santíssima Trindade, onde ofereceu a sede da corporação para os ensaios dos espetáculos.



2005
Em 2005, o grupo investiu em espetáculos infantis, apresentando as peças:
A Bruxinha que era Boa , Pluft, o Fantasminha e encenando de forma emocionante a história da Paixão e Morte de Cristo, e o auto de natal arrecadando alimentos que foram destinados a famílias carentes da comunidade.
Todas as peças foram ensaiadas e apresentadas no auditório do SESI SINDUSCON .


2006
Em 2006 o grupo começou a desenvolver o projeto “Viver com Arte”, tento como local das oficinas a Escola Municipal Luiz Martins Soares Sobrinho.
O projeto que é desenvolvido até hoje e tem como objetivo levar oficinas de teatro a comunidade descobrindo o talento escondido em cada criança e adolescente.
O projeto teve um resultado surpreendente, sendo realizado ao seu final a apresentação do espetáculo: ”O Fantástico Mistério de Feiurinha”, no auditório do Colégio Salesiano Dom Helvécio.


2007 - 2008
Nos anos de 2007 e 2008 surgiu o novo projeto: “Se a escola não vai ao Teatro, o Teatro vai a Escola” realizando apresentações nas escolas da cidade e região.
Sentindo a necessidade de um grupo para animação, houve a criação do grupo de Palhaço: “Doutores da Alegria” onde em parceria com a Pastoral da saúde e pastoral da criança apresentava seus espetáculos nos hospitais, creches e eventos em geral.



2009
Em 2009 o sesi sinduscon, acreditando no trabalho desenvolvido na comunidade, abre suas portas e dá seu apoio ao grupo cedendo o espaço para a realização das oficinas.
Com este tão importante apoio o grupo reapresentou três dos seus melhores espetáculos: O Fantástico Mistério de Feiurinha, Morrer, nem Morto e a Bruxinha que era Boa, além de fazer o seu maior Teatro de rua, a encenação da “Via-Sacra, o caminho de Cristo”, realizada na semana santa pelas ruas do bairro triangulo.
Com a apresentação da peça pluft, o fantasminha houve a volta da oficina de cotação de história nas escolas.
Após a apresentação destes espetáculos o grupo também iniciou a oficina de artes circenses, já fazendo importantes apresentações em eventos na cidade.
Também foi realizado no ano de 2009, o projeto: “Conhecendo Cultura”, no qual eram feitas entrevistas com importantes movimentos de cultura. Estas entrevistas eram divulgadas no site Cultura Ponte Nova e no blog do grupo.
Este projeto resultou um importante crescimento para o grupo, tento como destaque as entrevistas realizadas com cia Condelon de Teatro da cidade de Belo Horizonte e com os artistas do circo mundo mágico, de ceará.
Hoje o grupo conta com 8 integrantes onde se reúnem para seus ensaios nas Terças e quintas no auditório do SESI SINDUSCON.

0 comentários :

Postar um comentário