sábado, 30 de janeiro de 2010

Entrevista!

O Grupo de Teatro ‘‘Viver com Arte’’ participou, no dia 30 de novembro de 2009 , do “I encontro no Pontenovense de combate ás DST´ /AIDS.”, realizado pela equipe do CAT - CCA em parceria com Secretaria Municipal de saúde.
Houve apresentações de monólogos interpretados por integrantes do grupo e palestras sobre a situação da AIDS na nossa cidade e região e encerrando com chave de ouro o evento prestigiado por mais de 200 representantes da área de saúde dos municípios de Ponte Nova, houve a apresentação do espetáculo: ‘‘Pedaços de vida’’ apresentado pela Cia de Teatro Condelon de Belo Horizonte.
Após o encerramento, o grupo de Teatro Viver com Arte, reuniu com os atores da peça Ricardo Sabino e Elisie Martins, juntamente com o diretor Henrique Diana para um bate-papo.




P: Conte para nós um pouco da peça pedaços de vida.

R: Pedaços de vida é uma peça teatral, que aborda, questões relativas ao desenvolvimento humano, a sexualidade, aos valores e á prevenção de violência. O espetáculo faz esclarecer pontos importantes para a assertividade quanto aos aspectos éticos, psicológicos, sociais e judiciais dos temas e faz um alerta ás famílias para com os cuidados na formação dos nossos jovens. Pedaços de vida é um rico instrumento pedagógico para a formação crítica, cultural, moral, emocional e social dos jovens.

P: Além dessa peça “Pedaços de vida” há outros temas, que a Cia Condelon aborda nos teatros?

R: - Sim, temos outros teatros como, Sorvete de Condelon (que conta uma historia de uma turma de adolescentes e suas relações em grupo, família e sociedade, com uma linguagem clara, descontraída e alegre.), Balada ( é uma peça que vem discuti comportamento, discriminação, amor, lazer e preconceito, e também diverte e ensina e faz refletir sobre o comportamento dos jovens nas “raves”, festas, boates e baladas.), Bolim-bolacha ( é um teatro musicado e iterativo que leva as crianças a conhecerem os brinquedos e as brincadeiras de roda e de rua dos “tempos da vovó”.), Plugados.com ética na internet ( é um espetáculo que mescla show musical, comedia e televisão), e a peça que apresentamos Pedaços de Vida ( que é uma peça teatral que aborda, em cena, questões relativas ao desenvolvimento humano, à sexualidade, aos valores e à prevenção de violência.)

P: De quantos integrantes o grupo é composto?

R:- O grupo é composto por 34 pessoas, adultos e adolescentes.

P:Por que o nome Condelon?

R:- Condelon é uma metáfora; aquilo que a gente quer muito ou pode pouco ou não pode nada, é o conflito do desejo. Tem esse nome por causa de uma peça chamada ‘sorvete de condelon,” que fala sobre o uso e abuso de drogas. A peça fez tanto sucesso que as pessoas na rua paravam e gritavam: Olha lá o Condelon. O nome pegou então decidimos colocar o nome do grupo de Condelon.

P: Grupo de Teatro: Viver com Arte: Como o grupo surgiu?

R: O grupo surgiu em 1996 com minha iniciativa reunindo um grupo de jovens para montar a peça Pedaços de Vida, que é da minha própria autoria. A partir daí, dei continuidade e hoje sou ator e diretor do grupo, diz Henrique Diana.

P:Qual é o caminho que um ator deve seguir para que ele possa crescer em seu trabalho?

R:O caminho é ser profissional fazendo o que ama, procurando sempre crescer cada vez mais. Televisão, revista, glamour tudo é conseqüência. Não existe ator bom ou ruim e sim ator bem preparado e que estuda os textos. Ter disciplina, cumprir os horários, ser responsável, respeitar o diretor e os companheiros são deveres que não podem faltar no ator.

P: Todos os textos apresentados são compostos por vocês?

R: Quase todos: Balada, Sorvete de Condelon, Pedaços de vida, Bolin Bolacha, Plugados.com são textos nossos, no momento estamos montando apenas um texto que não é nosso: O Pequeno Príncipe, que é muito conhecido.

P: Como o grupo se prepara para os espetáculos?

R:- Para o desenvolvimento de um espetáculo há todo um processo de trabalho com o corpo, voz dicção, sensibilidade, discussão do texto, respiração para que assim possamos entrar seguros de que iremos fazer um bom trabalho.

P: O público corresponde as suas expectativas?

R:Geralmente sim, nos lugares onde apresentamos há sempre um grande comparecimento das pessoas e só de sentir a boa energia dos aplausos no fim da peça já é muito satisfatório.

P: O que é preciso fazer para entrar na companhia?

R:- É preciso fazer alguns testes inclusive o de leitura. É muito importante ter uma boa leitura, ter habito de ler. “Se você tem uma boa leitura, concerteza ficará mais fácil interpretar” comenta Elisiê.


Perguntamos ao diretor Henrique Diana o que ele prefere, atuar ou dirigir?

R:- Prefiro atuar, só não posso ficar atuando. Pois, sou eu quem desenvolvo as peças , figurino, cenário, iluminação, som e todos os principais pontos para a realização do espetáculo. Mais é muito difícil conseguir fazer os dois.

P:Quantas apresentações vocês fizeram neste ano?

R:- Só este ano o grupo´´Condelon`` fez 180 apresentações em 40 cidades.

P:Na opinião do grupo, porque é tão importante discutir sobre sexualidade com os jovens?

R:- Porque é um direito do jovem saber sobre sexualidade. Uma pessoa mais experiente, que já passou por essa transformação e apta para dar informações necessárias para conseguir


Por: Grupo de teatro "Viver com Arte"

0 comentários :

Postar um comentário